Eventos nov 09, 2023

Aprovada nos EUA, aluna comenta processo para estudar no exterior

AUTOR:

Carolina Patrício

ASSUNTO:

Eventos

COMPARTILHE:

Estudante da Escola Carolina Patrício foi aprovada na tradicional Kent State University.

Estudar no exterior possibilita uma experiência enriquecedora e oportunidades únicas para os candidatos. Por isso, a Escola Carolina Patrício celebra a aprovação da aluna Gabriela, admitida na Kent State University, renomada instituição dos Estados Unidos que há mais de 100 anos ajuda jovens brilhantes a construir carreiras de sucesso.

Pensando nisso, convidamos a aluna Gabriela, admitida no curso de Molecular/Cellular Biology, para compartilhar informações sobre a escolha da graduação, o processo de Application na universidade internacional e a importância da educação bilíngue para quem deseja estudar no exterior.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa conquista que nos enche de motivação!

Estudar em uma universidade no exterior sempre foi seu sonho?

“Estudar no exterior é meu sonho há muito tempo. Comecei a ficar interessada nesse processo em 2018 e, agora, consegui entrar em uma universidade. Quase não estou acreditando que, em menos de uma semana, fui aceita em uma instituição tão importante como a Kent State University”, emociona-se a aluna Gabriela.

SAIBA COMO ESCOLHER UMA ESCOLA PARA SEU FILHO!

Como foi a preparação para o processo de admissão nas universidades?

Sobre o processo de admissão em uma universidade no exterior, Gabriela destaca a relevância de se familiarizar com os requisitos específicos de cada instituição. Ela realizou pesquisas minuciosas sobre a Kent State University e adaptou sua candidatura para atender aos critérios de seleção nos EUA.

“Comecei a me preparar em 2023, quando começou o processo de Application. Precisava reservar tempo para preencher todas as informações e escrever o Personal Statement, que é um dos documentos mais importantes do processo de Application, texto, em que se fala sobre si mesmo, ao qual as universidades prestam atenção”, comenta.

A aluna também valoriza a preparação sólida e disciplinada, tendo dedicado horas diárias aos estudos para aprofundar seus conhecimentos em Biologia. Além disso, ela participou de atividades extracurriculares, como a visita às Feiras de Faculdades na Escola Carolina Patrício.

Qual é a expectativa para estudar em uma universidade prestigiada nos EUA?

“As minhas expectativas são ter a vivência, conhecer novas pessoas, morar em um país diferente, no campus da universidade”, espera Gabriela.

Ela acrescenta que estudar Biologia Molecular e Celular, um campo totalmente diferente do que vivencia hoje, será um grande desafio, visto que a disciplina de Biologia no Ensino Médio é diferente daquela ministrada em uma universidade.

Que dicas ajudam a ser aprovado em uma universidade internacional?

A jornada de nossa aluna rumo à admissão em uma instituição de ensino superior dos Estados Unidos foi marcada por perseverança. Ela compartilha suas dicas valiosas para aqueles que desejam seguir o mesmo caminho.

“Eu diria para as pessoas que querem entrar em uma universidade do exterior, como a Kent State University, para acreditarem em si mesmas, não duvidarem da própria capacidade e, realmente, tentarem o processo de admissão”, diz Gabriela, entusiasmada com sua conquista.

A aluna enfatiza que a determinação é fundamental para alcançar o objetivo de ser admitido em uma universidade estrangeira. Ela encoraja os futuros candidatos a persistirem em busca da realização de seus sonhos acadêmicos.

Como o counseling auxilia na admissão em uma universidade internacional?

Referência em educação no Rio de Janeiro, a Escola Carolina Patrício oferece aos alunos o College Advising Program, serviço de aconselhamento que ajuda os estudantes a definir o curso superior e a universidade no exterior.

“Foi bom ter uma pessoa com experiência, como a Ms. Claudia Widder [counselor na Carolina Patrício], pois ela conseguiu me direcionar, sabendo o que é uma boa Carta de Recomendação e como é uma boa redação de Personal Statement. O apoio foi importante também para me incentivar a realmente aplicar para uma faculdade no exterior”, define Gabriela.

Qual a importância da Feira de Faculdades no contato com universidades estrangeiras?

“Nas Feiras de Faculdades na Escola Carolina Patrício, conhecemos as opções, as várias faculdades dos EUA e os processos de Application, por exemplo. Na última Feira, quando eu fiz o contato com a Kent State, tivemos um webinar sobre como fazer Application, falando sobre scholarship, prazos e Personal Statement”, considera a aluna.

Igualmente, Gabriela explica que a Feira de Faculdades na Escola Carolina Patrício é uma oportunidade para estreitar o contato com representantes das instituições de ensino superior, a quem a comunidade educativa pode fazer perguntas sobre as especificidades do processo de admissão e da vida universitária no exterior.

Por que estudar em escola bilíngue facilita aprovação em universidade internacional?

A aluna define que o fato de a Escola Carolina Patrício oferecer ensino bilíngue significa que há pessoas que auxiliam no processo de Application.

“Definitivamente, se eu não tivesse ido para uma escola com conexão com o exterior, com todas as faculdades com as quais a Carolina Patrício mantém contato, eu acho que não teria tanto incentivo para aplicar para fora”, diz.

Formando cidadãos globais, a Escola Carolina Patrício tem sólidas parcerias com órgãos internacionais, como o EducationUSA, que aproximam os alunos de renomadas universidades, no Brasil e no mundo. Com educadores especialistas, os jovens desenvolvem habilidades de liderança para enfrentar os desafios do presente e do futuro.

A história da aluna da Escola Carolina Patrício é inspiradora e serve como exemplo para quem deseja uma carreira acadêmica de sucesso, seja no Brasil, seja no exterior. Sua dedicação, rotina de estudos disciplinada e valiosas dicas certamente serão uma fonte de orientação para estudantes que buscam excelência em ensino bilíngue.

Quer conhecer melhor os diferenciais da Escola Carolina Patrício? Entre em contato conosco e agende sua visita à Unidade mais próxima!