Notícias mai 15, 2023

Ensino bilíngue: o que é, como funciona e quais são as vantagens

Modalidade cada vez mais presente no Brasil tem currículo escolar em duas línguas.

O Brasil é um dos países com menor conhecimento em língua inglesa no mundo, de acordo com o último levantamento do Índice de Proficiência em Inglês. Para você ter ideia, os brasileiros estão atrás dos bolivianos, dos paraguaios e dos argentinos, conforme o mesmo estudo. Investir em ensino bilíngue é uma estratégia para reduzir esse déficit.

Pensando nisso, este artigo mostra quais são as características, como funciona e por que é importante ter acesso a uma instituição de ensino bilíngue. O material também explica a diferença entre essa forma de educação, que inclui aulas em língua estrangeira, e um curso de idiomas.

Acompanhe!

O que é o ensino bilíngue?

O ensino bilíngue envolve a integração da língua nativa, no caso do Brasil, o português, com um segundo idioma, motivo pelo qual a escola que oferece essa modalidade precisa adequar toda a grade curricular e a cultura pedagógica ao bilinguismo.

Em uma escola bilíngue, os estudantes não exercitam o conhecimento em língua estrangeira, apenas, em uma disciplina, como Inglês ou Espanhol, mas têm aulas e se comunicam no idioma a todo momento.

Como funciona o ensino bilíngue?

Em resumo, o ensino bilíngue requer que os estudantes aprendam, em cada ano da Educação Básica, com um currículo escolar organizado em duas línguas.

Diferentemente das escolas monolíngues, em que todas as disciplinas são apresentadas em português, com exceção das matérias de língua estrangeira, o ensino bilíngue tem aulas e conteúdos pedagógicos em idiomas diferentes.

No Ensino Fundamental e no Ensino Médio (High School), as aulas de Matemática e Ciências, por exemplo, podem ser oferecidas em inglês, enquanto as de Geografia e História são ministradas na língua materna.

Além disso, os alunos podem realizar atividades extracurriculares no After School, potencializando a imersão na cultura internacional e acelerando o aprendizado bilíngue.

Qual é a diferença entre ensino bilíngue e curso de idioma?

Respondendo à questão, o ensino bilíngue é uma metodologia, com uma série de estratégias educacionais para a formação do estudante, enquanto o curso de idioma é uma turma de aprendizado em língua estrangeira.

Desse modo, enquanto a escola bilíngue potencializa a imersão dos alunos em um ambiente internacional, com currículos, experiências e atividades diversas em outro idioma, o curso se restringe ao aprendizado linguístico dos participantes.

Quais são as vantagens do ensino bilíngue?

Até aqui, você sabe o que caracteriza e por que o ensino bilíngue se diferencia de um curso de idioma. Mas quais são as vantagens dessa metodologia educacional? Veja!

Fluência em dois idiomas

A lista começa com um dos principais benefícios do ensino bilíngue: potencializar o aprendizado linguístico. Isso é possível porque o currículo é planejado para atender a habilidades e competências na língua materna e estrangeira, levando à fluência natural e rápida nos idiomas.

Concentração e raciocínio

Ao aprender dois idiomas concomitantemente, os estudantes conseguem desenvolver a cognição enquanto aprofundam, por meio de vivências e experiências únicas, o contato com a língua estrangeira. O resultado envolve a maior concentração, o raciocínio para resolver os desafios cotidianos e, claro, a fluência linguística.

Contato com várias culturas

Geralmente, os estudantes aprendem a falar uma língua ao mesmo tempo em que se aproximam da história dos países onde esse idioma é falado. E não seria diferente em uma escola bilíngue, na qual as turmas têm contato com diferentes culturas, enriquecendo o repertório com músicas, filmes e livros estrangeiros, por exemplo.

Habilidades socioemocionais

Por fim, o ensino bilíngue desenvolve as habilidades socioemocionais dos estudantes, que conseguem se comunicar melhor sobre os sentimentos com os colegas e as famílias. Sendo assim, a metodologia torna a aprendizagem em língua estrangeira mais natural, focando em uma experiência educacional completa.

Neste texto, você entendeu o que é, como funciona e por que o ensino bilíngue é diferente de um curso de idiomas. Na verdade, quem estuda com currículo em duas línguas consegue ter contato com várias culturas, desenvolver habilidades socioemocionais, melhorar a concentração e, claro, potencializar a fluência linguística.

Gostou do conteúdo? Se sim, siga as nossas redes sociais e veja outros materiais interessantes. Estamos no Facebook e no Instagram!