Proposta Pedagógica

Estudos da neurociência e demais ciências cognitivas indicam que aprendemos de formas diferentes, em ritmos diferentes. Nesse sentido, a escola deve ampliar suas estratégias e aprofundar esforços na personalização do ensino, considerando as características e as demandas específicas dos alunos.

Na Escola Carolina Patrício, cada aluno é único e protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, utilizamos diferentes metodologias para potencializar esse aprendizado. A Pedagogia de Projetos (Project Based Learning), a Aprendizagem Ativa (Active Methodology), a Ludicidade (Play-Based Learning) e a Aprendizagem Cooperativa (Colaborative Learning) são algumas delas.

Estratégias como Desing Thinking, Ensino Híbrido, Sala de Aula Invertida, experiências que permitam aos alunos colocarem a mão na massa e testarem conhecimentos em situações práticas, levam para a aula uma nova dinâmica e recolocam os atores em novos papéis: o aluno mais ativo, articulando e organizando o conhecimento e os professores como curadores e orientadores desse processo de investigação e organização do conhecimento.

Ensino Fundamental Anos Iniciais

Ensino Fundamental Anos Finais