Notícias set 06, 2023

Quais são os benefícios do hábito da leitura?

Ler sempre é uma forma de expandir o conhecimento com senso crítico e criatividade.

Ler com frequência é uma ação relacionada ao hábito da leitura, que expande o repertório cultural do leitor com informações relevantes em livros, jornais, revistas e outros tipos de publicação editorial. Mas você sabe por que essa prática, incorporada à proposta pedagógica, beneficia os alunos?

Além de transportar os leitores para diferentes lugares e épocas, o hábito da leitura também possibilita afinar o senso crítico, exercitar a imaginação, desenvolver a cognição e melhorar a capacidade de comunicação. Neste artigo, saiba mais sobre as qualidades de ler com frequência. Acompanhe!

Como a escola contribui para o hábito da leitura?

Respondendo à questão, a escola cumpre um papel fundamental no desenvolvimento do hábito da leitura. O ambiente pedagógico atua na formação de leitores por meio de atividades lúdicas e exercícios de compreensão textual, aproximando os alunos do universo literário e mostrando-lhes a importância de conhecer diversas fontes de informação.

Por que incentivar o hábito da leitura?

Até aqui, você sabe que a escola contribui para tornar a leitura um hábito na vida dos alunos. Mas quais são os benefícios associados à prática de ler regularmente? Confira!

Desenvolvimento cognitivo

Você sabia que o desenvolvimento cognitivo é a capacidade que os seres humanos têm de aprender e reter informações importantes ao longo da vida? O hábito da leitura, entre outras práticas e metodologias ativas, é estimulante para a produção de conexões neurais, facilitando o bom desempenho das funções cerebrais.

Senso crítico

O hábito da leitura contribui decisivamente para o raciocínio lógico e o senso crítico dos estudantes. O motivo é que, ao lerem diferentes tipos de textos, eles entram em contato com pontos de vista e perspectivas sofisticadas sobre os fenômenos do mundo, preparando-se para lidar com os inúmeros desafios da comunidade local e global.

Imaginação e criatividade

Por falar em diversas formas de texto, o hábito de ler obras literárias alivia o estresse e possibilita relaxar com muita imaginação. Sendo assim, o leitor mergulha em um mundo de criatividade, em que personagens fantásticos ganham vida e narrativas interessantes conquistam a atenção dos alunos a cada página.

Habilidade de comunicação

Finalmente, o hábito da leitura aperfeiçoa a habilidade de comunicação durante a vida escolar. À medida que conhecem materiais de qualidade e leem obras de referência para várias áreas do conhecimento, os alunos aprendem a interpretar fatos, organizar ideias, construir argumentos plausíveis e dialogar com eficiência.

O hábito da leitura provoca uma série de sensações nos leitores, que enriquecem o repertório cultural e aprendem a olhar a vida por várias perspectivas. Por isso, ler é uma atividade constante na experiência escolar, preparando os alunos para enfrentar os desafios cotidianos com senso crítico, foco e comunicação eficaz.

Gostou de conhecer os benefícios do hábito da leitura? Agora, saiba quais são as melhores formas de desenvolver a criatividade na escola!