Notícias jun 23, 2023

Afinal, o que é proposta pedagógica?

Documento atualiza missão e valores da instituição ao definir jornada de aprendizagem.

Muitas famílias se perguntam sobre o que é proposta pedagógica e como isso impacta a educação de crianças e adolescentes. Previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento facilita o acompanhamento do processo de aprendizagem e possibilita aos pais conhecer o que cada instituição pretende alcançar ao final do ciclo escolar.

Além de mostrar as características e a relação da proposta pedagógica com a BNCC, este conteúdo explica como a escola constrói esse planejamento junto à comunidade educativa, que elementos não podem faltar no documento e por que a proposta pedagógica é crucial para a formação dos alunos.

Quais são as características da proposta pedagógica?

Respondendo à pergunta, a proposta pedagógica é um documento no qual a escola reafirma seu compromisso com a jornada de aprendizagem dos alunos, informando à comunidade educativa quais são os valores e a missão da instituição.

A proposta pedagógica é construída com a dedicação dos educadores e a participação ativa das famílias, que unem esforços para garantir as melhores estratégias para a educação dos alunos, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio (High School).

O que a BNCC estabelece para a proposta pedagógica?

A Base Nacional Comum Curricular estabelece uma série de normas para as instituições de ensino no país e, dentre as recomendações, destaca-se a importância da proposta pedagógica, ainda que as escolas tenham autonomia para definir as metodologias, as estratégias e ferramentas de aprendizagem.

Em todo caso, lembramos que a proposta pedagógica não é algo fixo e imutável. Muito pelo contrário. O projeto está em constante elaboração na busca pelas melhores práticas educativas para desenvolver competências e atitudes conscientes dos estudantes.

Desse modo, a proposta pedagógica é um documento vivo que passa pela revisão dos educadores e conta com a participação engajada das famílias, trazendo novas demandas e atualizando, frequentemente, a relação da escola com a sociedade.

CONFIRA NOSSO INFOGRÁFICO – POR QUE FAZER ATIVIDADES EXTRACURRICULARES?

Como a escola constrói a proposta pedagógica?

A construção da proposta pedagógica deve ser realizada em um espaço de diálogo, criatividade e discussão saudável na escola. O motivo é que, a partir dessa troca de conhecimentos, educadores e famílias conseguem definir metodologias assertivas para a formação integral dos jovens, tornando-os aptos para superar os desafios globais.

O que deve constar na proposta pedagógica?

Até aqui, você sabe quais são as características e como a escola constrói, junto à comunidade educativa, sua proposta pedagógica. Mas a dúvida que fica é sobre os elementos que constam nesse documento, certo? Veja os principais!

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino é um conjunto de técnicas e conceitos aplicados à formação dos alunos. Esse aspecto é fundamental para a realização da proposta pedagógica e orienta a instituição de ensino no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos.

Estrutura curricular

Por sua vez, a estrutura curricular reúne os componentes curriculares e extracurriculares (After School) oferecidos pela escola aos alunos. Disciplinas, cursos e oficinas exploram as competências da BNCC e aprofundam, de modo sequencial, o percurso formativo de crianças e adolescentes.

Atividades educacionais

As atividades educacionais contribuem para o aproveitamento da estrutura curricular ao promover a aprendizagem por meio de situações rotineiras, nas quais os estudantes desenvolvem, colocando a “mão na massa”, habilidades socioemocionais, motoras, linguísticas e cognitivas.

Além disso, a proposta pedagógica pode incluir alguns destes elementos:

Qual é a importância da proposta pedagógica?

Por fim, a proposta pedagógica é uma ferramenta indispensável para garantir uma educação de qualidade. Ao estabelecer metas e estratégias para os educadores, o documento fortalece a relação da escola com a comunidade educativa e une esforços para oferecer suporte adequado a cada estudante.

Neste artigo, você entendeu o que é proposta pedagógica, documento que orienta a jornada de aprendizagem, otimizando a formação escolar ao propor metodologia de ensino, estrutura curricular e atividades educacionais para alunos desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio/High School.

O texto foi realmente interessante para você? Se sim, continue se atualizando sobre as novidades da educação. Agora, descubra o que é, como funciona e quais são as vantagens do ensino bilíngue!