Notícias mai 22, 2023

Criatividade: 5 formas de desenvolver o talento na escola

Aptidão ajuda os alunos a pensar “fora da caixa” para encontrar soluções pertinentes aos mais variados desafios.

Soft e hard skills são qualidades que ajudam as pessoas a construir relações de amizade saudáveis e a conquistar ótimas oportunidades de estudo e trabalho. Por isso, é ideal desenvolver aptidões como a criatividade desde os primeiros anos de vida. Com o estímulo dos educadores e da família, as crianças encontram soluções criativas para os problemas.

Pensando nisso, este conteúdo explica o que é, exatamente, a criatividade, mostra por que é importante desenvolver o talento — a exemplo de se motivar para os estudos, ter autonomia de aprendizado e refinar o senso crítico — e lista as 5 melhores dicas para aperfeiçoar o lado criativo dos alunos.

Acompanhe!

Afinal, o que é criatividade?

A criatividade é a aptidão de criar e produzir algo novo, manifestando-se desde cedo, quando as crianças são estimuladas a pensar “fora da caixa” e a olhar para o mundo a seu redor através de diversas perspectivas. O motivo é que uma pessoa criativa tende a ser inventiva, encontrando soluções inteligentes para os desafios que surgem ao longo da vida.

Por que é necessário desenvolver o talento criativo?

Você já sabe o que caracteriza uma pessoa criativa, mas a dúvida é por que desenvolver esse talento? Confira as principais qualidades associadas à criatividade!

Motivação para estudar

Uma das principais vantagens de desenvolver a criatividade na escola é aumentar a motivação e a disposição para estudar. Isso ocorre porque, ao assistir a aulas mais convidativas, os alunos se empolgam com as atividades e aceleram o processo de aprendizagem.

Descoberta de interesses

Com o aprendizado criativo, os alunos se envolvem em inúmeras experiências, conhecendo as áreas do conhecimento com que têm mais familiaridade e potencializando os próprios interesses no itinerário formativo.

Autonomia do aprendizado

Ser criativo também é conquistar autonomia do aprendizado, qualidade que se refere à participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Esse aspecto envolve o rendimento escolar e prepara o estudante para ter protagonismo na vida pessoal e profissional.

Senso crítico

Ser criativo também implica pensar criticamente sobre os fenômenos do mundo, combinando o conhecimento geral com a autorreflexão e a autogestão, habilidades socioemocionais que contribuem para a resolução de problemas com inteligência, rapidez e eficiência.

Que práticas ajudam a desenvolver a criatividade na escola?

Para acelerar o talento criativo dos alunos, os educadores devem colocar em práticas algumas atividades. Veja como essa aptidão pode ser estimulada na escola!

1. Ensino contextualizado

Para aprimorar a criatividade na escola, é importante promover um ensino bilíngue contextualizado às inovações e à diversidade do pensamento humano. Isso é fundamental para que os alunos aprendam sobre determinados assuntos, fixando o conteúdo à medida que a discussão se aproxima de seu repertório sociocultural.

2. Hábito de leitura

Outra dica para aguçar o talento criativo na escola é promover o hábito de leitura nos alunos. Vale a pena organizar um clube para discutir clássicos da literatura nacional e internacional, assim como promover feiras do livro, nas quais os estudantes podem descobrir títulos e se aproximar do mercado editorial.

3. Educação artística

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a oferta de conteúdos sobre teatro, dança, música e artes visuais na escola. Nada melhor do que a educação artística para despertar o talento criativo dos alunos, que ampliam o autoconhecimento ao aprender múltiplas formas de expressão.

4. Expansão de ideias

A criatividade tem a ver, essencialmente, com a expansão das ideias e a abertura para novas perspectivas de vida. Portanto, para ajudar os jovens a desenvolver essa habilidade, os educadores podem solicitar que as turmas ofereçam soluções inteligentes para um ou mais temas, como sustentabilidade, projeto de vida e cultura de paz.

5. Aprendizado personalizado

Por fim, uma educação que aprimora o talento criativo foca no protagonismo dos estudantes, que precisam de um olhar cuidadoso e personalizado dos professores para apresentar soluções pertinentes e sofisticadas aos desafios da atualidade.

Neste artigo, você entendeu que a criatividade é uma aptidão exercida desde os primeiros anos de vida, quando os pequenos são estimulados por educadores e familiares a encontrar respostas criativas para os desafios. O talento é ainda mais potencializado com a educação artística, o hábito de leitura, a expansão de ideias e o ensino focado no aluno.

Agora que conhece as melhores formas de ser criativo, entenda o que é e como funciona o diploma internacional na escola!