Notícias ago 09, 2023

Educação Infantil: veja 5 livros indicados para essa etapa

Primeira fase da Educação Básica inicia a experiência da criança com a escola.

Fundamental no processo de ensino e aprendizagem, a Educação Infantil desenvolve as competências de comunicação, imaginação e criatividade. Nesse contexto, a escolha dos livros adequados para a contação de histórias nessa etapa do ciclo escolar tem um papel de destaque na vida das crianças.

Pensando nisso, este texto explica o que é, exatamente, a Educação Infantil e mostra a importância dessa fase na formação pedagógica. Depois, o artigo apresenta 5 livros indicados para a Educação Infantil, como A Cesta de Dona Maricota, O Pequeno Príncipe e O Grande Rabanete.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o assunto!

Afinal, o que é Educação Infantil?

Respondendo à questão, a Educação Infantil envolve a primeira experiência da criança com a escola. Ao propiciar conhecimentos e estimular atitudes positivas nos pequenos, a etapa inicia o desenvolvimento integral do sujeito com o exercício da coordenação motora e da inteligência socioemocional.

Qual é a importância da Educação Infantil?

Primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil estimula o convívio social além do contato com os familiares. Dessa forma, as crianças começam a se relacionar em grupo enquanto praticam o poder da exploração, da experimentação e da descoberta com as atividades curriculares.

Que livros são indicados para a Educação Infantil?

Até aqui, você sabe o que é Educação Infantil e por que essa etapa é importante na vida das crianças. Mas que livros podem ser lidos na companhia dos pequenos? Confira!

1. O Pequeno Príncipe

Recomendado para a contação de histórias durante a Educação Infantil, o clássico de Antoine de Saint-Exupéry narra a aventura de um piloto que, ao desembarcar em um deserto fantástico, encontra um garoto conhecido como Pequeno Príncipe.

2. A Cesta de Dona Maricota

Em A Cesta de Dona Maricota, Tatiana Belinky conta a história de uma cozinheira que cozinha pratos deliciosos com legumes, frutas e verduras. Com rimas e cantigas, o livro valoriza a alimentação natural e mostra como a brincadeira é essencial para a formação das crianças.

3. O Grande Rabanete

Outro livro de Tatiana Belinky é O Grande Rabanete, em que a autora resgata a história de uma avó conta com a ajuda de várias pessoas para realizar uma tarefa difícil. A obra é indicada para desenvolver a cooperação, a empatia e a solidariedade na Educação Infantil.

4. Little Pea

A grande estrela do livro de Amy Krouse Rosenthal é uma encantadora ervilha apaixonada pelo consumo de brócolis. A história, ideal para trabalhar as competências acadêmicas na Educação Infantil, valoriza os hábitos saudáveis por meio do ensino bilíngue.

5. Pedro e Tina: Uma Amizade Muito Especial

Por fim, o livro de Stephen Michael King narra a curiosa amizade de Pedro e Tina. Indicado para a Educação Básica, a obra aborda a relação dos dois amigos, reforçando o respeito às diferenças e explicando, de forma didática, conceitos matemáticos como a linha reta.

Esses cinco livros são algumas das muitas opções disponíveis para a Educação Infantil. Antes da alfabetização, a contação de histórias proporciona momentos de aprendizado, diversão e reflexão para os alunos nessa etapa do ciclo escolar, contribuindo para a formação de cidadãos críticos desde os primeiros anos de vida.

Gostou do conteúdo, não é? Então, continue descobrindo as novidades da educação. Confira 5 aplicativos para aprender Matemática!