Notícias fev 21, 2024

Alunos recolhem 11 sacos de lixo em praia da Barra da Tijuca

Ação faz parte do Itinerário Formativo de Educação Ambiental, oferecido como disciplina eletiva do Ensino Médio.

No último dia 19 de fevereiro, os estudantes da Escola Carolina Patrício fizeram a diferença na Barra da Tijuca ao participar de uma inovadora ação que recolheu 11 sacos de lixo da faixa litorânea do bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ao todo, foram retirados da praia dois sacos de 100 litros e nove sacos de 50 litros de resíduos.

Integrada ao Itinerário Formativo de Educação Ambiental, a atividade proporcionou uma experiência única para os alunos, que absorveram conhecimentos teóricos e colocaram em prática a sustentabilidade.

O resultado do projeto não apenas evidencia a quantidade expressiva de resíduos recolhidos na Barra da Tijuca, mas também mostra o compromisso desses jovens com a responsabilidade social e ambiental do planeta.

CONHEÇA PROJETO DA ESCOLA CAROLINA PATRÍCIO PARA RECUPERAR MANGUEZAL

A importância do Itinerário Formativo de Educação Ambiental vai além da mera conscientização. A disciplina eletiva do Ensino Médio (High School) fortalece a conexão dos alunos com a natureza, ampliando sua compreensão sobre a necessidade urgente da sustentabilidade no dia a dia.

“Por meio do Itinerário de Educação Ambiental, estimulamos o respeito aos ecossistemas e à formação de jovens que buscam iniciativas, atitudes colaborativas e respostas sustentáveis para mitigar as ações antrópicas sobre o meio ambiente”, explica a coordenadora do Ensino Médio na Escola Carolina Patrício, Sarah Willemes.

Igualmente, a coleta de resíduos no Rio de Janeiro contribui para a limpeza da praia e inspira outras pessoas a seguir o mesmo exemplo, transformando a prática em um catalisador para uma mudança positiva mais ampla.

A ação na praia da Barra da Tijuca também ressalta o engajamento comunitário na promoção de mudanças significativas. Os alunos aprendem enquanto se tornam agentes ativos na construção de um futuro mais limpo e consciente para todos.

Confira as imagens da coleta de lixo por alunos na Barra da Tijuca: