Notícias mai 04, 2023

High School no Brasil: o que é, como funciona e por que fazer?

Programa norte-americano complementa o currículo do Ensino Médio brasileiro.

O High School no Brasil amplia o contato dos alunos com outras culturas e aprimora o raciocínio, o senso crítico e o conhecimento geral em inglês. A modalidade se soma ao Ensino Médio, que dura em média 3 anos e contribui para fortalecer habilidades e atitudes.

Para aprofundar o tema, entrevistamos a counselor e coordenadora do Programa de High School na Escola Carolina Patrício, Claudia Widder, que explica por que o High School contribui para a educação no Brasil, quais são as atividades do programa educacional dos Estados Unidos e onde matricular os estudantes na modalidade com dupla diplomação.

Afinal, o que é High School?

Antes de tudo, é necessário entender o que é High School, modelo que representa o Ensino Médio em países com influência anglo-saxã, isto é, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e muitos outros. O High School no Brasil segue, em geral, o programa norte-americano, além de integrar os componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Como funciona o High School no Brasil?

O High School é uma opção interessante para complementar o currículo do Ensino Médio brasileiro. Assim, o estudante consegue realizar todas as disciplinas exigidas pela BNCC enquanto têm contato com as matérias da matriz norte-americana, qualificando-se para o mercado de trabalho internacional e para solucionar os desafios globais.

Por que o High School contribui para a educação no Brasil?

“O High School é uma proposta que chega ao Brasil para dar conta de escolas brasileiras que não têm currículo internacional e querem ofertar para o seu público uma dupla diplomação, preparando esse aluno de forma mais acadêmica, principalmente em língua inglesa”, afirma Claudia Widder.

Ao final do ciclo escolar, o aluno da escola com o diferencial da dupla diplomação recebe um certificado do Ensino Médio brasileiro e uma certificação do High School norte-americano, podendo usar os documentos para ingressar em universidades nacionais e internacionais.

Quais são as atividades oferecidas no High School?

“O currículo leva em consideração a base curricular brasileira, com créditos ofertados pelas disciplinas de Biologia, Química, Física, Matemática, Português, História e Geografia, por exemplo, e traz disciplinas que não são contempladas pelo currículo brasileiro, como English 1A, de introdução à escrita e à literatura norte-americana”, explica a coordenadora.

Além das disciplinas de inglês, ofertadas semestralmente, as turmas podem escolher cursos do currículo norte-americano, a exemplo de Public Speaking, que desenvolve a oratória e aprofunda habilidades para se apresentar em público.

No projeto final de Public Speaking, os alunos da Escola Carolina Patrício precisam preparar o discurso sobre um tema específico e, depois, gravar uma apresentação em vídeo a ser avaliada pelos professores da Texas Tech University High School.

O High School no Brasil também oferta, geralmente, a disciplina de US Economics, na qual são lecionados tópicos de economia, mercado financeiro e modelo de taxação de impostos nos estados norte-americanos.

“Os alunos também têm a disciplina de US Government ou Governo Americano, em que entendem o modelo eleitoral, o processo de independência e como esses estados funcionam. Há, ainda, US History e Escrita Criativa, curso este voltado à prática de escrita exigida nas aplicações para as universidades lá fora”, informa Claudia Widder.

Por que escolher o High School na Escola Carolina Patrício?

“Para os alunos que pretendem estudar em uma universidade nos Estados Unidos, no Canadá ou em países da Ásia e da Europa, partir de uma formação que dá conta do inglês a nível acadêmico é muito importante, principalmente se puder fazer isso de forma processual”, explica a counselor e coordenadora do Programa de High School na Escola Carolina Patrício.

Com mais de 40 anos de referência em educação no Rio de Janeiro, a Escola Carolina Patrício conta com um modelo apoiador da prática de aplicação para ingresso nas universidades nacionais e internacionais.

As turmas frequentam encontros com professores e representantes de instituições de ensino superior dos Estados Unidos, além de receber o suporte do corpo docente nas disciplinas do High School e do Ensino Médio.

Por fim, a Escola Carolina Patrício oferece o diferencial da dupla diplomação para os estudantes de High School, que conseguem o diploma de Ensino Médio, ao concluírem o ciclo de três anos, e a certificação internacional, com a graduation da Texas Tech University High School.

Neste artigo, você entendeu o que é, como funciona e por que realizar o High School no Brasil, um modelo incorporado pelas melhores escolas do país para oferecer aos alunos disciplinas do currículo norte-americano, além dos componentes da BNCC. Uma instituição reconhecida pela qualidade do ensino e com o diferencial da dupla diplomação faz toda a diferença!

Gostou do conteúdo? Se sim, continue se informando sobre as novidades da educação. Agora, veja o que é After School e por que investir no contraturno escolar.