Notícias jun 05, 2023

Por que realizar projetos na escola sobre sustentabilidade?

Atividades conscientizam sobre desenvolvimento econômico com conservação ambiental.

Seres humanos precisam de recursos naturais, como alimentação e água, para sobreviver. Por isso, a discussão sobre sustentabilidade se impõe hoje em dia, projetando, desde o início da vida escolar, ações de conscientização a respeito do uso de matérias-primas e viabilizando o comprometimento coletivo com a conservação do meio ambiente.

Pensando nisso, este artigo mostra o que é, quais são os tipos — desde a sustentabilidade ecológica até a empresarial, passando pela social e pela econômica — e quão relevante a sustentabilidade é para a sociedade. Ao final, o texto explica como a escola pode desenvolver projetos sustentáveis com os alunos.

Afinal, o que é sustentabilidade?

Proveniente do latim sustentare, em referência à ação de cuidar e apoiar, a sustentabilidade é a qualidade de conservação de um sistema por um determinado prazo. O conceito envolve a relação dos seres humanos com aspectos ambientais, empresariais, sociais e econômicos, aplicando-se tanto a uma pequena comunidade quanto ao planeta.

Que tipos de sustentabilidade existem?

O conceito de sustentabilidade é amplo e se refere a várias áreas e setores da sociedade. O conjunto de ações sustentáveis que potencializam a conservação de um sistema é classificado em quatro tipos:

Qual é a importância da sustentabilidade?

Respondendo à questão, a sustentabilidade é um ponto de equilíbrio entre o suprimento das necessidades materiais dos seres humanos e a preservação dos recursos naturais. Por isso, ações sustentáveis, sejam focadas no âmbito empresarial, sejam destinadas a solucionar os problemas ambientais e sociais, garantem a sobrevivência das próximas gerações na Terra.

Conciliar o desenvolvimento econômico à preservação natural é uma missão da humanidade. O motivo é que os bens naturais permitem o acesso dos indivíduos a alimentos, água e matérias-primas. Caso não haja manutenção e conservação desse sistema, todas as formas de vida no planeta podem ser afetadas.

CONFIRA 5 FORMAS DE DESENVOLVER A CRIATIVIDADE NA ESCOLA!

Por que a escola deve realizar projetos sustentáveis?

Com práticas pedagógicas e participação ativa de educadores, alunos e famílias, a sustentabilidade na escola antecipa um conjunto de técnicas e conhecimentos transformados para o desenvolvimento econômico e a renovação dos recursos naturais.

Atividades curriculares e extracurriculares (After School) promovem, por meio de oficinas e grupos de pesquisa, ações sustentáveis na escola para reduzir o impacto ambiental e conscientizar os alunos a respeito da sustentabilidade empresarial, social e econômica.

A comunidade escolar, articulada a projetos de bem-estar social, consegue passar adiante uma mensagem de consciência sobre a preservação da natureza e busca priorizar o compromisso com a coletividade.

Qual é a missão dos projetos na escola sobre sustentabilidade?

A sustentabilidade é um assunto a ser tratado em todos os setores da sociedade, especialmente, no ambiente escolar, onde projetos desenvolvem a consciência e aprimoram algumas habilidades socioemocionais, como o respeito à diversidade humana e o sentimento de solidariedade global.

A missão da escola é apresentar aos alunos os problemas atuais de desequilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a renovação das matérias-primas. Sendo assim, educadores devem motivar as turmas a propor ações sustentáveis para a permanente qualidade de vida da população e a conservação do meio ambiente.

Como realizar projetos na escola sobre sustentabilidade?

Há muitas formas de realizar projetos sustentáveis na escola, um tema transversal que pode envolver áreas diferentes de conhecimento, como Biologia (capacidade de regeneração dos ecossistemas), Física (fontes renováveis na captação de energia), Química (processos e produtos de baixo impacto no meio natural) e Inglês (argumentação sobre temas atuais).

Associada da UNESCO, a Escola Carolina Patrício tem o compromisso de desenvolver ações sustentáveis junto à comunidade. Para isso, conta com a participação entusiasmada de educadores, alunos, famílias e colaboradores na promoção de um mundo mais justo, igualitário e, claro, sustentável para todos.

Além disso, a Escola Carolina Patrício desenvolve com os alunos o Projeto Ambiental Integrado (PAI), uma iniciativa de preservação e recuperação do ecossistema de manguezal na Lagoa de Marapendi, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação mobiliza e conscientiza toda a comunidade escolar na manutenção dos recursos naturais dessa região.

Neste conteúdo, você entendeu o que é e por que realizar projetos na escola sobre sustentabilidade. Ações sustentáveis incentivam a população a repensar o uso dos recursos naturais, renovando o compromisso coletivo e a solidariedade global com a manutenção dos sistemas ambientais.

Agora que conhece a importância dos projetos na escola sobre sustentabilidade, continue aprendendo sobre práticas pedagógicas transformadoras. Siga as nossas redes sociais e leia outros materiais. Estamos no Facebook e no Instagram!