Projetos jun 09, 2023

Projeto da Escola Carolina Patrício recupera manguezal no Rio de Janeiro

Plantio de 450 árvores nativas promove sustentabilidade na Lagoa de Marapendi, na Zona Oeste.

O Projeto Ambiental Integrado (PAI) da Escola Carolina Patrício está reconstruindo o ecossistema da Lagoa de Marapendi, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ação reuniu a comunidade educativa para replantar 450 mudas de mangue-branco e vermelho em vários trechos do manguezal.

No segundo semestre de 2023, haverá uma ação de limpeza nas margens da Lagoa de Marapendi e plantio de espécies nativas do manguezal. As árvores estão sendo cuidadas pelos alunos do Berçário no horto da Escola Carolina Patrício.

“Entre os resultados do PAI está a recuperação do entorno da Lagoa de Marapendi, que circunda a Escola. No ano passado, também fornecemos mudas nativas do manguezal para outros espaços”, afirma a coordenadora pedagógica da Escola Carolina Patrício - Unidade Barra, Valdeia Mello.

Com o apoio de educadores, a disposição das famílias e o esforço dos alunos da Escola Carolina Patrício, o PAI vem transformando, desde 2016, áreas devastadas no Rio de Janeiro e conscientizando a comunidade sobre a importância da sustentabilidade ambiental.

Imagem projeto

“Toda ação de sustentabilidade está no PAI, que consideramos o maior de todos os projetos, desde a coleta seletiva até a instalação de composteiras, passando pelo descarte de lixo eletrônico e pelo plantio de árvores do mangue”, explica a coordenadora pedagógica da Escola Carolina Patrício - Unidade Barra, Valdeia Mello.

Biólogo idealizador do Projeto Ambiental Integrado, Mario Moscatelli, destaca que a ação é significativa para a formação dos alunos ao envolvê-los na realidade ambiental do Rio de Janeiro. “É fundamental que as crianças entendam que podem, sim, transformar a realidade ambiental que as cerca”, comenta.

Após uma série de conquistas, o Projeto Ambiental Integrado aguarda a autorização da Prefeitura do Rio de Janeiro para expandir o trecho de naturalização no complexo lagunar. O método utilizado para reconstruir as margens da Lagoa Marapendi é o mesmo aplicado à Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul.

A Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é cortada por uma série de lagoas, como a de Marapendi, onde a poluição vinha ameaçando a exuberância do local nas últimas décadas. O Projeto Ambiental Integrado da Escola Carolina Patrício mostra que todo esforço vale a pena ao conquistar a requalificação das margens e a preservação da natureza.