Notícias mai 22, 2024

Saúde mental na adolescência: veja os principais cuidados

Família e escola podem oferecer suporte e desenvolver inteligência socioemocional.

A adolescência é uma fase de intensas transformações físicas, emocionais e sociais. Nesse período, os jovens enfrentam desafios que podem impactar significativamente sua saúde mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade de todas as doenças mentais começa aos 14 anos, mas a maioria dos casos não é detectada nem tratada.

Pensando nisso, apresentamos os principais cuidados com a saúde mental na adolescência – desde integração social até acesso a serviços especializados –, para que família e escola desempenhem um papel ativo na promoção da qualidade de vida e do bem-estar dos jovens.

Acompanhe!

Ambiente familiar apoiado e acolhedor

A lista não poderia começar de outro modo, pois a família é o primeiro suporte emocional dos adolescentes. Um ambiente familiar acolhedor, no qual os jovens se sintam seguros para expressar suas emoções e preocupações, é fundamental.

Pais e responsáveis devem estar atentos às mudanças de comportamento, mantendo um canal de comunicação aberto e sem julgamentos. Mostrar interesse genuíno pelas atividades e pelos sentimentos dos filhos, além de oferecer um espaço para diálogo, pode prevenir muitos problemas de saúde mental.

Apoio escolar e integração social

A escola também desempenha um papel central na saúde mental dos adolescentes. Professores e orientadores devem ser capacitados para identificar sinais de estresse, ansiedade e depressão entre os alunos.

Ao mesmo tempo, programas de educação emocional, que ensinem habilidades de enfrentamento e resiliência, são importantes. Incentivar a participação em atividades extracurriculares (After School) também pode ajudar os jovens a desenvolverem um senso de pertencimento e autoestima.

Promoção de hábitos saudáveis

Hábitos de vida saudáveis são fundamentais para a sensação de bem-estar. Incentivar os adolescentes a praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação balanceada e garantir um sono adequado pode fazer uma grande diferença. A prática de exercícios físicos libera endorfinas, que são hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.

Uma dieta equilibrada fornece, ainda, os nutrientes necessários para o bom funcionamento do cérebro, e o sono de qualidade contribui para a recuperação física e mental.

Gestão do uso de tecnologia

Embora a tecnologia tenha muitos benefícios, o uso excessivo pode ser prejudicial à saúde mental. O tempo excessivo em frente às telas pode levar ao isolamento social, problemas de sono e aumentar os níveis de ansiedade e depressão.

SAIBA 5 MUSEUS DO RIO DE JANEIRO PARA CONHECER EM FAMÍLIA!

É importante que a família estabeleça limites para o uso de dispositivos eletrônicos e promova atividades offline. Encorajar os adolescentes a participarem de atividades ao ar livre e encontros presenciais com amigos pode melhorar significativamente sua saúde mental.

Acesso a serviços de saúde mental

Quando necessário, procurar ajuda profissional é indispensável. Psicólogos, psiquiatras e terapeutas especializados em adolescentes podem fornecer o suporte adequado para aqueles que enfrentam problemas mais graves.

Não há vergonha em buscar ajuda: reconhecer a necessidade de apoio é um passo importante para a recuperação. As escolas também podem facilitar o acesso a esses serviços por meio de parcerias com profissionais de saúde mental.

Neste artigo, você entendeu que cuidar da saúde mental na adolescência é um investimento no bem-estar. A combinação de um ambiente familiar acolhedor, apoio escolar, hábitos de vida saudáveis, gestão adequada do uso de tecnologia e acesso a serviços especializados compõem a base para um desenvolvimento saudável.

Gostou deste texto? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude a promover a importância da saúde mental na adolescência!