Notícias nov 15, 2023

5 incríveis atividades para fazer nas férias

Ações voluntárias, acampamento e oficina artística são opções para aproveitar recesso escolar.

O recesso escolar é um momento especial para descansar a mente, divertir-se com a família e explorar novas experiências com os amigos. Durante os dias de lazer, crianças e adolescentes podem dar uma breve pausa na rotina de estudos e se envolver com práticas lúdicas, artísticas e esportivas.

Além de proporcionar diversão, as atividades para fazer nas férias trazem diversos benefícios para o desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes. Pensando nisso, apresentamos neste artigo as melhores opções para o recesso escolar, desde projetos voluntários até aulas de dança, passando por acampamento, competição esportiva e oficina artística.

Por que é importante realizar atividades nas férias?

Durante as férias, é crucial envolver-se em atividades que estimulem a mente e o corpo. Praticar atividades lúdicas e esportivas ajuda a manter os estudantes ativos, desenvolvendo habilidades cognitivas, como:

Além disso, as atividades para fazer nas férias promovem a interação social, ajudam a reduzir o estresse e estimulam a inteligência socioemocional. Portanto, é fundamental aproveitar o merecido descanso, ao final do semestre letivo, para se envolver em práticas que proporcionem um equilíbrio entre a diversão e o aprendizado.

Quais são as melhores atividades para o recesso escolar?

Até aqui, você sabe qual é a importância de realizar atividades durante o recesso escolar. Mas que dicas ajudam a aproveitar as férias ao máximo? Acompanhe!

1. Oficina de arte

A lista começa com a oficina artística, que desenvolve habilidades de pintura, desenho e escultura, por exemplo. Excelente forma de expressar a criatividade, essa opção explora diferentes técnicas e materiais, ampliando o repertório cultural e estimulando a inteligência socioemocional dos estudantes.

CONHEÇA 5 MUSEUS DO RIO DE JANEIRO PARA VISITAR EM FAMÍLIA!

2. Acampamento de verão

Passar alguns dias em um acampamento é uma ótima oportunidade para se conectar com o meio ambiente e desfrutar das belezas naturais, concorda? Sendo assim, aventurar-se em trilhas, fazer exercício físico e aproveitar a companhia da família ao redor de uma fogueira são a chance para estreitar laços afetivos com muito trabalho em equipe.

3. Aula de dança

Atividade divertida que combina movimento, ritmo e expressão, a dança pode ser o ideal para aproveitar ainda mais as férias. O motivo é que essa competência artística permite que os estudantes aprendam diferentes estilos, como o balé, o hip hop e o forró, melhorando a coordenação motora e o condicionamento físico.

4. Prática esportiva

Dedicar tempo para o esporte – seja o futebol, a natação, o basquete, entre outras – traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente. E não seria diferente nas férias, quando as modalidades atléticas melhoram a saúde física, promovem a disciplina e estimulam a cooperação com os colegas.

5. Ação de voluntariado

Por fim, praticar o voluntariado é uma maneira gratificante de passar as férias. Contribuir para a comunidade, seja ajudando em um abrigo de animais, realizando ações de limpeza e auxiliando em projetos sociais, proporciona um senso de propósito e gratidão.

As atividades para fazer nas férias proporcionam alegria, aprendizado e crescimento pessoal para os estudantes. Por isso, o ideal é aproveitar ao máximo o recesso escolar, experimentando alguns dos exercícios mencionados para tornar esse período ainda mais enriquecedor e memorável.

Gostou do conteúdo? Se sim, siga nossas redes sociais e descubra outras novidades sobre educação. Estamos no Facebook e no Instagram!