Notícias mai 10, 2024

Pensamento computacional: o que é e qual a importância na escola?

Incorporada ao currículo escolar, habilidade ajuda a resolver problemas de forma sistemática.

Hoje em dia, a educação está em constante evolução, adaptando-se às demandas de um mundo cada vez mais digitalizado. Uma das inovações mais significativas nesse contexto é o desenvolvimento do pensamento computacional. Mas você sabe o que isso significa?

Pensamos nisso, apresentamos adiante o que é, por que exercitar e como desenvolver o pensamento computacional no contexto escolar, um conhecimento que revoluciona a maneira como os alunos aprendem, capacitando-os para enfrentar os desafios do futuro.

Afinal, o que é pensamento computacional?

O pensamento computacional é a habilidade de resolver problemas de forma sistemática, utilizando conceitos fundamentais da Ciência da Computação. A disciplina envolve:

• decomposição de problemas em partes menores;
  • reconhecimento de padrões;
  • abstração de informações;
  • e criação de algoritmos para solucionar as adversidades.

Em essência, o pensamento computacional é uma forma de pensar que nos permite enfrentar desafios complexos de maneira estruturada e eficiente.

Por que exercitar o pensamento computacional na escola?

Exercitar o pensamento computacional na sala de aula vai além de aprender a programar. O Coding desenvolve habilidades essenciais para a vida, como o raciocínio lógico, a resolução de problemas, a criatividade e o trabalho em equipe.

Além disso, prepara os alunos para um mundo cada vez mais interconectado, no qual a tecnologia está presente em todas as áreas. Aqueles que dominam o pensamento computacional têm uma vantagem significativa no mercado de trabalho, onde a demanda por profissionais com habilidades em tecnologia continua a crescer.

Como desenvolver o pensamento computacional na escola?

Existem diversas atividades que podem ser implementadas nas aulas para promover o desenvolvimento do pensamento computacional nos estudantes. Veja as principais!

Programação de jogos simples

Incentivar os alunos a criar seus próprios jogos utilizando linguagens de programação visual. Isso não apenas os ensina os conceitos básicos de programação, mas também estimula a criatividade entre crianças e adolescentes.

Resolução de problemas

Outra forma de ativar o pensamento computacional é propor aos jovens desafios que exijam o uso dessa lógica para encontrar soluções. Entre as atividades, destacam-se quebra-cabeças matemáticos, problemas numéricos complexos e até mesmo desafios do mundo real.

Robótica educacional

Outra opção é utilizar kits de robótica para ensinar os alunos a programar e controlarem robôs para realizar tarefas específicas. Dessa forma, realizamos o pensamento computacional na prática, tornando o aprendizado mais tangível (aprendizagem maker).

Simulações computacionais

Para estimular o pensamento computacional, os educadores também podem utilizar softwares de simulação. Assim, criam ambientes virtuais onde os alunos possam experimentar e explorar conceitos complexos, como Matemática, Química ou Biologia.

Projetos interdisciplinares

Por fim, integrar o pensamento computacional com outras disciplinas, como Artes, História ou Geografia, ajuda a demonstrar à turma a aplicabilidade desse saber em diferentes contextos.

O pensamento computacional é uma habilidade que todos os alunos deveriam desenvolver. Não se trata apenas de aprender a programar, mas sim de adotar uma mentalidade para enfrentar os desafios do mundo moderno. Ao integrar esse conhecimento no currículo, preparamos os estudantes para o sucesso em um mundo cada vez mais digital e tecnológico.

Compartilhe este texto com os amigos nas suas redes sociais para disseminar a importância do pensamento computacional na escola!