Notícias ago 02, 2023

Conheça 5 aplicativos para aprender Matemática!

Soluções tecnológicas desafiam os alunos com testes, enigmas e jogos matemáticos.

A tecnologia é aplicada cada vez mais à proposta pedagógica para transformar positivamente a educação dos alunos. Uma prova disso são os aplicativos para aprender Matemática, ferramentas utilizadas por diversas faixas etárias para explorar os conceitos científicos com criatividade.

Pensando nisso, este artigo explica por que usar a tecnologia na escola e mostra como as ferramentas digitais aprofundam o conhecimento matemático. Ao final, o texto indica os principais aplicativos para aprender Matemática de forma lúdica, inovadora e divertida. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que usar a tecnologia para aprender Matemática?

É verdade que o ensino de Matemática passa por uma revolução nas escolas e, nos últimos anos, surgiram diversos recursos tecnológicos que apresentam conceitos, fórmulas e cálculos numéricos de uma maneira dinâmica e participativa. Isso contribui para o uso de aplicativos na jornada de aprendizagem, dentro e fora da sala de aula.

Como os aplicativos ajudam a aprender Matemática?

Os aplicativos para aprender Matemática podem ser vistos como facilitadores do conhecimento. O motivo é que, ao assimilar os fundamentos das Ciências Exatas por meio dessas soluções tecnológicas, os alunos conquistam autonomia para realizar cálculos numéricos e atingir os resultados desejados.

VEJA ESTE INFOGRÁFICO COM 7 CURIOSIDADES SOBRE A ESCOLA CAROLINA PATRÍCIO!

Quais são os melhores aplicativos para aprender Matemática?

Até aqui, você sabe por que usar a tecnologia na educação e como as soluções ajudam a aprender Ciências Exatas na prática. Mas que aplicativos facilitam o ensino de Matemática na escola? Confira!

1. Photomath

A lista começa pelo Photomath, um aplicativo disponível para Android e iOS que auxilia a resolução de problemas matemáticos. Com a câmera do celular, o sistema usa o reconhecimento óptico de caracteres, escaneando as equações numéricas e apresentando aos alunos uma resposta plausível para as atividades.

2. Mathway

Disponível para Android e iOS, o Mathway funciona como uma calculadora inteligente, que encontra soluções para os problemas de álgebra, além de gerar gráficos e realizar cálculos mais complexos. Após apresentar uma solução razoável para os enigmas numéricos, o sistema fornece um passo a passo detalhado para os alunos chegarem ao resultado esperado.

3. Cymath

O aplicativo Cymath, também disponível para Android e iOS, facilita a busca por respostas matemáticas de diferentes ordens, sejam aritméticas, algébricas e estatísticas. Com o uso de inteligência artificial, a inovação é ideal para quem precisa de ajuda na hora de realizar cálculos específicos.

4. Maple Calculator

Por sua vez, o Maple Calculator é um suporte avançado para resolver problemas matemáticos, facilitando a compreensão dos comandos e a conclusão dos enigmas com gráficos interativos. Um ponto alto do aplicativo, disponível para Android e iOS, é a interface fácil de inserir e visualizar a resolução dos cálculos.

5. Educacross

Por fim, a Educacross é a maior plataforma de jogos digitais do Brasil, com jogos interativos e testes específicos para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental Anos Iniciais. Oferecida aos alunos da Escola Carolina Patrício, a solução está alinhada à Base Nacional Comum Curricular e produz relatórios em tempo real sobre a jornada de aprendizagem de cada usuário.

Neste texto, você entendeu quais são os melhores aplicativos para aprender Matemática na escola, desde o Maple Calculator até o Cymath, passando pelo Mathway, o Photomath e o Educacross. As ferramentas aprofundam a fluência digital enquanto ajudam os alunos a realizar cálculos desafiadores.

O conteúdo foi realmente útil? Se sim, continue aprendendo sobre as novidades da educação. Veja as melhores dicas para estudar para as provas!