Notícias set 29, 2023

5 séries educativas para aprender de forma divertida

Produções audiovisuais são ideais para dominar áreas do saber e ampliar repertório cultural.

Não há dúvidas de que os materiais didáticos são ótimas opções para adquirir conhecimento e desenvolver habilidades. Mas há outras formas de incrementar a educação. As produções audiovisuais, por exemplo, combinam entretenimento e informação, tornando o aprendizado mais ativo.

Pensando nisso, exploramos neste artigo 5 séries educativas ideais para quem busca aprender de forma divertida. Assim, ao assistirem às obras, os alunos podem expandir o repertório cultural e dominar áreas como a Ciência e a História. Prepare-se para embarcar em uma jornada repleta de diversão e descobertas!

1. Império Romano

A lista começa com Império Romano, série educativa que nos remete ao chamado período pós-republicano de Roma, quando o governo era liderado por um imperador em extensas possessões territoriais.

Usando os gêneros documentário e épico histórico, a produção está dividida nestas três temporadas:

2. Explicando a Mente

Por sua vez, Explicando a Mente é uma série imprescindível para entender o funcionamento do cérebro, órgão responsável pela capacidade de pensamento, linguagem e movimento voluntário.

Ao abordar aspectos como o processamento de lembranças e a formação dos sonhos, os cinco episódios, com duração de aproximadamente 20 minutos, são:

CONFIRA 5 MELHORES METODOLOGIAS ATIVAS PARA CONHECER!

3. Guerras do Brasil.doc

Você já ouviu falar em Guerras do Brasil.doc? Essa produção audiovisual conta a História brasileira a partir de múltiplas versões, dividindo-se nestes cinco episódios:

Além de apresentar várias perspectivas sobre os fatos históricos, a série educativa tem episódios independentes, que possibilitam que o estudante assista aos vídeos à medida que estuda sobre os temas na escola.

4. Black Mirror

Com a sexta temporada lançada pela Netflix em 2023, Black Mirror é uma das séries de maior audiência hoje em dia.

À medida que investiga as consequências do uso de novas tecnologias, a produção reflete sobre o futuro da humanidade e apresenta outros temas importantes, como o machismo e a vigilância.

5. Ascensão: Império Otomano

Por fim, Ascensão: Império Otomano é uma minissérie que trata a expansão do Império Otomano, considerado um dos mais longos da História.

Combinando os gêneros documentário e drama, os seis episódios recriam a vida de Maomé II, o Conquistador, desde a ascensão ao trono até a vitória em Constantinopla.

Neste texto, você descobriu quais são as 5 séries educativas para aprender sobre várias áreas do conhecimento. Desde Black Mirror até Ascensão: Império Otomano, passando por Guerras do Brasil.doc, Império Romano e Explicando a Mente, as obras recriam épocas históricas e mostram o funcionamento do corpo humano.

O conteúdo foi realmente interessante para você? Se sim, continue descobrindo as novidades da educação. Saiba, agora, quais são os melhores aplicativos para estudar Biologia!