Notícias jan 03, 2024

Família e escola: as melhores dicas para construir um bom relacionamento

A relação de familiares com o ambiente escolar é essencial no ecossistema de aprendizagem.

Família e escola constituem um elemento vital na jornada de aprendizagem, contribuindo para o desempenho acadêmico e para o desenvolvimento pessoal dos estudantes. A relação dessas duas instituições estabelece um papel significativo na construção do conhecimento, seja dentro e fora da sala de aula.

Neste artigo, não apenas desvendamos os motivos que fazem dessa colaboração um pilar indispensável na formação dos alunos, mas também ofereceremos 5 dicas práticas, fundamentadas em evidências, para fortalecer esse elo educativo. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que a relação entre família e escola é essencial?

Com apoio familiar ativo, os estudantes tendem a ter um desempenho acadêmico melhor. Isso porque a colaboração entre pais e educadores cria um ambiente de aprendizado mais sólido, estimulando o interesse dos alunos e fortalecendo o senso de comunidade na instituição de ensino.

Que dicas ajudam a fortalecer a parceria família e escola?

Até aqui, você sabe que a relação entre pais e equipe pedagógica é extremamente necessária para a autonomia do estudante na construção do saber. Mas como aproveitar a comunidade educativa para fortalecer o ecossistema de aprendizagem? Confira!

Participar das reuniões escolares

Ao comparecer às reuniões escolares, as famílias conseguem entender o progresso do aluno e se envolver ativamente com a comunidade escolar. Sendo assim, a presença de pais e responsáveis nesses encontros pedagógicos demonstra apoio à jornada de aprendizagem e interesse por uma educação cidadã.

ENTENDA COMO ESCOLHER A ESCOLA IDEAL PARA SEU FILHO?

Comunicar-se de forma transparente

Estabelecendo canais de comunicação com professores e administração escolar, pais e responsáveis se mantêm informados sobre desempenho acadêmico, eventos e atividades educacionais, promovendo uma relação transparente com a instituição de ensino.

Estimular o hábito de leitura

Incentivando o hábito de leitura em casa, a família estabelece um ambiente propício para o desenvolvimento acadêmico. Por isso, a dica é compartilhar experiências literárias com os filhos e participar de projetos relacionados à leitura na escola bilíngue.

Envolver-se nas atividades escolares

Igualmente, participar de eventos escolares – a exemplo de feiras de ciências, peças teatrais e atividades esportivas –fortalece os laços familiares e cria memórias positivas para os estudantes.

Acompanhar o progresso acadêmico

Outra dica importante para construir uma relação saudável com a escolar e estar ciente do progresso acadêmico do estudante. Isso implica colaborar com os professores para identificar desafios e criar estratégias para superá-los, promovendo um ambiente de aprendizagem humanizado.

A parceria contínua entre família e escola é a chave para o sucesso de uma educação bilíngue. Ao implementar essas dicas práticas, é possível fortalecer os laços e criar um ambiente rico para o aprendizado significativo. Afinal, a colaboração entre familiares e educadores é essencial para o florescimento acadêmico e pessoal dos estudantes.

Gostou do conteúdo? Se sim, continue descobrindo as novidades da educação em nossas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!