Notícias mai 26, 2023

Projeto social: por que e como desenvolver solidariedade na escola

Iniciativa desperta consciência cidadã com propostas de impacto positivo na sociedade.

Solidariedade é se identificar com o sofrimento alheio e engajar uma ou várias pessoas na solução dos problemas coletivos. Ser solidário não se restringe a uma causa pessoal, mas requer a construção de uma sociedade justa, responsável e igualitária. Isso explica por que a qualidade pode ser incentivada na escola com a realização de um projeto social.

Para aprofundar o tema, este artigo informa o que é, qual é o objetivo, por que e como realizar projeto social da escola, abrindo a perspectiva dos alunos para as mais diferentes realidades no país e no mundo. Ao final, o texto mostra um projeto social exemplar que convida a comunidade escolar a doar agasalhos para entidades do Rio de Janeiro.

Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é projeto social da escola?

Respondendo à questão, o projeto social da escola é uma iniciativa para despertar a cidadania, a consciência e a empatia dos alunos. Com a ajuda dos educadores e das famílias, as turmas propõem ações transformadoras para a sociedade, identificando os problemas e atuando na busca por um mundo melhor.

Qual é o objetivo do projeto social da escola?

O projeto social é uma iniciativa da comunidade escolar para abrir a perspectiva dos alunos em relação aos problemas coletivos, sejam de ordem política, econômica e social. A ação não envolve o lucro nem a geração direta de receitas com as atividades, mas promove melhorias para as instituições e os participantes beneficiados.

CONFIRA ESTE INFOGRÁFICO SOBRE 4 VANTAGENS DE APRENDER INGLÊS NA INFÂNCIA

Por que realizar projeto social da escola?

O projeto social da escola é uma ação que busca promover, com o apoio de toda a comunidade, a qualidade de vida da população em situação de pobreza e carência. A iniciativa, geralmente realizada por diferentes grupos, reúne doações para reduzir a desigualdade e combater a miséria no planeta.

Nesse sentido, ações de solidariedade devem ser incluídas na matriz curricular e no contraturno escolar (After School) para que a escola estimule, desde a infância, estes atributos:

Com o suporte dos educadores, os alunos entendem que o projeto social da escola é uma forma significativa de impactar positivamente a realidade. À medida que se envolvem com as propostas, os jovens desenvolvem a solidariedade e outras habilidades socioemocionais.

Como o projeto social da escola desenvolve a solidariedade?

Com a missão de promover a cultura de paz e o bem-estar coletivo, o projeto social da escola pode envolver diversas causas e beneficiar várias organizações, articulações e participantes. Na Escola Carolina Patrício, referência em educação no Rio de Janeiro, os alunos estão engajados em conseguir doações para a Campanha do Agasalho.

“Estamos na etapa de comunicar os postos de entrega de todo o material recolhido. Precisamos organizar toda a parte de divulgação para podermos atender o maior número de pessoas. O local escolhido foi um asilo e um orfanato”, explica a aluna Maria, para quem o projeto alcança grupos em vulnerabilidade social.

“Muitas pessoas não têm as roupas adequadas para o inverno e acabam sofrendo com frio nas ruas e até mesmo em casas de repouso. Nosso intuito é ajudar essas pessoas doando todo o material e fazendo a diferença na vida de cada uma delas”, afirma a aluna Melissa, que também participa da Campanha do Agasalho.

“É importante para a sociedade que o jovem, nesse momento escolar, entenda sobre as mazelas do nosso país e do nosso estado e, a partir daí, pense em um projeto no qual possa interferir”, explica o professor de Matemática Alan Gonçalves, que desenvolve esse projeto social na Escola Carolina Patrício.

“É um crescimento de quem participa e de quem recebe todas as influências e as doações do projeto em si", finaliza o professor.

A Campanha do Agasalho na Escola Carolina Patrício é um exemplo de como um projeto social pode reunir alunos, famílias e colaboradores em prol do bem-estar coletivo. A ação, além de concentrar esforços a quem mais precisa, é ideal para despertar a solidariedade, uma das qualidades essenciais do ser humano.

Neste artigo, você entendeu o que é, como funciona e por que realizar o projeto social da escola. A iniciativa, que conta com a organização e a liderança dos educadores, transforma o olhar dos alunos e os envolve nos problemas da sociedade, incentivando as turmas a propor soluções para os mais diferentes desafios do mundo.

O conteúdo foi interessante para você? Se sim, siga as nossas redes sociais e veja outros materiais relevantes sobre o tema. Estamos no Facebook e no Instagram!

Veja a galeria de fotos com a participação dos alunos na Campanha do Agasalho: