Notícias mai 16, 2023

O que é diploma internacional na escola?

Programa oferece dupla certificação e aumenta as oportunidades após o Ensino Médio.

Já imaginou concluir o Ensino Médio com um diploma internacional em mãos? A dupla certificação, que abre as oportunidades para ingressar em universidades e atuar no mercado de trabalho em todo o mundo, é um diferencial oferecido pelas melhores escolas brasileiras em parceria com uma instituição estrangeira de referência.

Pensando nisso, este artigo mostra o que é, como funciona e por que vale a pena ter um diploma internacional ao final do Ensino Médio (High School). Depois, o texto informa qual é a diferença entre dupla certificação e escola internacional, além de listar as vantagens competitivas do diploma internacional no Brasil.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é diploma internacional na escola?

O diploma internacional é oferecido por escolas brasileiras conveniadas com instituições estrangeiras. O modelo educacional concilia as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com o currículo estrangeiro, em geral, com disciplinas focadas na realidade social, econômica e política dos países anglo-saxões.

Há diferença entre diploma internacional e dupla certificação?

No contexto pedagógico, o diploma internacional é o mesmo que a dupla certificação, uma vez que o aluno acompanha a matriz curricular do Brasil e as disciplinas exigidas pelo país conveniado. Ao final do ciclo escolar, o estudante recebe uma documentação comprovatória da realização do Ensino Médio e do High School.

Como funciona o diploma internacional na escola?

O diploma internacional é resultado de uma parceria exitosa entre a escola brasileira e uma instituição do exterior.

Na Escola Carolina Patrício, por exemplo, os alunos do High School desenvolvem as competências da BNCC e têm disciplinas obrigatórias e eletivas do programa norte-americano, recebendo a certificação de graduation da Texas Tech University High School, uma das principais instituições de dupla certificação dos Estados Unidos.

Para conseguir o diploma internacional, os alunos cursam disciplinas como:

Qual é a diferença entre dupla certificação e escola internacional?

O diploma internacional é uma dupla certificação conseguida pelo aluno ao final do Ensino Médio brasileiro e do High School norte-americano.

Já a escola internacional é uma instituição de ensino que segue a legislação, a cultura, os processos e os componentes curriculares de outro país, sem se adequar, necessariamente, às exigências da BNCC ou às normativas do Ministério da Educação.

Quais são os diferenciais da escola com diploma internacional?

Agora que você conhece as características do diploma internacional na escola, veja quais são os diferenciais desse programa de dupla certificação para os estudantes!

Convênios no exterior

A lista começa com uma vantagem impressionante: o convênio com a instituição de ensino estrangeira, que, além de diversificar os componentes do currículo no Ensino Médio e High School, facilita o acesso dos alunos a faculdades e universidades dos Estados Unidos, do Canadá e de outros países anglo-saxões.

Qualificação para o mercado

O diploma internacional foca no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, fluência digital, trabalho social e conhecimento sobre os aspectos econômicos e políticos dos países que têm o inglês como idioma oficial. A qualificação, que prepara os estudantes para os desafios do futuro, é excelente para abrir portar no mercado de trabalho global.

Ensino bilíngue

Ensino bilíngue é outro diferencial do diploma internacional na escola, já que os alunos têm contato com a matriz curricular brasileira e com os componentes do currículo dos EUA, motivo pelo qual esse programa acelera a aquisição linguística e prepara para a comunicação plena em língua materna e estrangeira.

O diploma internacional na escola é um diferencial e tanto para quem está no Ensino Médio e quer concluir o ciclo escolar com mais autonomia, qualificação para o mercado profissional e fluência em uma língua estrangeira. Por isso, conte com uma escola que oferece o High School e garanta a melhor educação para os jovens!

Agora que conhece as funcionalidades do diploma internacional, veja o que é, como funciona e por que fazer High School no Brasil!