Notícias jul 07, 2023

Níveis de fluência em inglês: como está seu domínio do idioma?

Common European Framework classifica comunicação em língua inglesa desde o Nível A1 até o Nível C2.

Aprender a língua inglesa é uma forma de aperfeiçoar a habilidade de comunicação, integrar-se a múltiplas culturas e conseguir mais oportunidades competitivas no mercado global. Mas, para acelerar o conhecimento linguístico, o aluno precisa se dedicar aos estudos e conquistar os desejados níveis de fluência em inglês.

Pensando nisso, este artigo mostra o que são os níveis de fluência em inglês e explica como o Common European Framework (CEFR) — modelo utilizado para descrever os resultados da aprendizagem de língua estrangeira na Europa — classifica os graus de domínio da língua inglesa desde o Iniciante (A1) até o Fluente (C2).

O que são níveis de fluência em inglês?

Respondendo à questão, a expressão “níveis de fluência” se refere a uma escala de aprendizagem que identifica as diferentes habilidades de comunicação em inglês. Ao adquirir esse conhecimento linguístico, comprovado por meio de exames de proficiência, a pessoa consegue falar, ouvir, escrever e ler com excelência em língua inglesa.

Por que identificar os níveis de fluência em inglês?

Os níveis de fluência em inglês ajudam o estudante a identificar qual é o atual estágio de aprendizagem no idioma. Com essa informação, aferida por rigorosas provas de proficiência, o falante consegue aprofundar o conhecimento linguístico, ganhando vocabulário e descobrindo o funcionamento das regras gramaticais.

Quais são os níveis de fluência em inglês?

Agora que você sabe por que identificar os níveis de fluência em inglês, é fundamental entender como essa escala utilizada pelo CEFR progride desde o A1 até o C2. Confira!

Nível A

Nesse nível de fluência em inglês, dividido entre A1 e A2, o falante utiliza e compreende expressões do cotidiano.

A1 – Iniciante

No nível A1, o estudante aprende a construir algumas frases simples, sendo apto para se apresentar e cumprimentar as pessoas em inglês. A etapa Iniciante também requer um discurso lento, com longas pausas e articulação cuidadosa entre as sentenças, aspectos que facilitam a compreensão oral.

A2 – Básico

Nessa etapa, o falante consegue apresentar a si mesmo com mais detalhes, oferecendo às pessoas uma descrição básica da cidade onde nasceu, por exemplo. Ao ganhar vocabulário em inglês, o estudante elabora frases sobre a família e os amigos, descrevendo-os a partir de suas aparências e personalidades.

Nível B

Subdividido em B1 e B2, o Nível B identifica estudantes com uma habilidade intermediária de comunicação em inglês.

B1 – Pré-Intermediário

No Nível B1, o falante estabelece diálogos com nativos do idioma sem que seja necessário fazer muitas pausas ou um grande esforço. Nesse sentido, o estudante consegue ler e escrever textos sobre assuntos diversos.

B2 – Intermediário

O aluno classificado no Nível B2 tem uma leitura mais fluida de textos técnicos e consegue realizar um número maior de interpretações em inglês. O vocabulário amplo e a melhor compreensão sobre o funcionamento das regras gramaticais também facilitam a conversação no dia a dia.

Nível C

O Nível C é o mais alto patamar que um falante pode alcançar em inglês. Dividida em C1 e C2, a classificação é utilizada para fluentes em todas as habilidades linguísticas.

C1 – Avançado

O estudante Avançado é capaz de se expressar naturalmente, além de utilizar o idioma em contextos profissionais e acadêmicos. Nesse nível de fluência, a pessoa compreende informações implícitas nos textos, escrevendo parágrafos com coesão e coerência.

C2 – Fluente

Por fim, o Nível C2 identifica falantes que conseguem falar, ouvir, escrever e ler plenamente, ou seja, o estudante tem fluidez para usar todas as habilidades de comunicação em língua inglesa, ainda que precise argumentar sobre temas filosóficos ou tenha de passar instruções muito técnicas a alguém.

DESCUBRA O CENTRO OFICIAL DE APLICAÇÃO SAT NA ESCOLA CAROLINA PATRÍCIO

Como saber o nível de fluência de seu inglês?

Para saber qual é seu nível de fluência em inglês, é preciso realizar testes de proficiência, aplicados tanto pela escola onde realiza o ciclo de estudos em idioma estrangeiro ou por um órgão autorizado a avaliar esse tipo de conhecimento.

Na Escola Carolina Patrício, os alunos realizam uma avaliação conforme o Common European Framework ao final de cada ciclo escolar. Sendo assim, espera-se que os estudantes conquistem o Nível A2 até o 6º Ano. No 9º Ano, eles devem atingir o Nível B1 e, na conclusão do Ensino Médio/High School, chegam ao Nível B2.

Neste artigo, você entendeu por que os níveis de fluência em inglês são importantes para quem deseja ter autonomia ao se comunicar no idioma. O Common European Framework classifica a habilidade linguística desde o Nível A até o Nível C, com os quais o falante desenvolve aptidões para falar, ouvir, escrever e ler plenamente em língua inglesa.

O conteúdo foi relevante para você? Se sim, continue aprendendo sobre as novidades do ensino bilíngue. Agora, saiba o que é diploma internacional na escola!