Notícias ago 04, 2023

Livros em inglês: 5 opções para melhorar fluência no idioma

Hábito de leitura acelera o conhecimento das regras gramaticais em língua inglesa.

Ler é uma forma de aumentar o nível de fluência em um idioma. Sabe por quê? As obras encantam os leitores com histórias envolventes e personagens fantásticos, além de revelarem usos extraordinários das palavras. Por isso, os livros em inglês são uma opção divertida para avançar o conhecimento na língua.

Para aperfeiçoar a habilidade de comunicação em inglês, você conhece, a seguir, 5 livros que são quase uma leitura obrigatória no idioma. Publicações como The Little Star, Adventure Stories for Daring Girls, The Secret Garden, entre outras, estimulam a mente e ajudam os alunos a expandir o vocabulário em língua inglesa.

Continue a leitura e aprenda mais sobre o tema!

Qual é a importância da leitura no aprendizado de inglês?

Antes de tudo, é importante entender qual é o lugar da leitura no aprendizado de língua estrangeira. O hábito de ler facilita a aquisição linguística, ampliando o vocabulário, aumentando o repertório cultural e, principalmente, possibilitando a aplicação das regras gramaticais na prática.

Ao mesmo tempo, a habilidade de leitura é fundamental para a fluência linguística, especialmente quando desenvolvida na infância. Os principais benefícios de ler em inglês são estes:

Por que ler em inglês na escola?

Respondendo à questão, conhecer livros em inglês é um exercício que potencializa o aprendizado linguístico na escola. Isso ocorre porque as obras, sejam literárias, sejam não literárias, facilitam a memorização de expressões e aumentam o contato dos alunos com a gramática da língua inglesa.

Que livros em inglês ajudam a ganhar fluência?

Agora que você já sabe a importância do hábito de leitura para o ensino de língua estrangeira, conheça alguns livros para aumentar o domínio do inglês na escola!

1. The Little Star

Obra indicada para a Educação Infantil, The Little Star narra a história de uma pequena estrela. Ao se destacar no céu, o astro brilhante chama a atenção de um ser na floresta. A relação que nasce entre esses dois improváveis amigos é contada por meio de rimas e ilustrações.

2. Vera’s Tall Tales - Vera the Alien Hunter

Este livro apresenta Vera, uma caçadora de alienígenas, para o público do Ensino Infantil Anos Iniciais. Em formato que lembra uma história em quadrinhos, a obra é excelente para entender contextos linguísticos e avançar o nível de fluência em inglês.

3. Adventure Stories for Daring Girls

Para o Ensino Fundamental Anos Finais, este livro reúne algumas das heroínas mais incríveis do planeta. Cada página inspira os leitores sobre os feitos históricos das mulheres e desenvolve o conhecimento em língua inglesa com textos mais longos e complexos.

4. The Secret Garden

The Secret Garden é um livro do início do século 20 que narra a história de Mary, uma jovem que enfrenta novos desafios após se mudar para a casa do tio. O clássico, adaptado para o teatro e para o cinema, oferece lições valiosas sobre a amizade enquanto desenvolve as habilidades de comunicação em inglês. A opção é ideal para o Ensino Médio/High School.

5. Anne of Green Gables

Outra opção para conhecer durante o Ensino Médio é Anne of Green Gables. O clássico da literatura em inglês, também escrito no início do século 20, apresenta aos leitores a vida de Anne, uma garota recém-adotada por um casal da fantástica cidade de Green Gables.

Este artigo listou 5 opções de livros em inglês para conhecer palavras, aprender regras gramaticais na prática e aumentar o repertório cultural. As obras aproximam os leitores de clássicos da literatura em língua inglesa, aumentando o nível de fluência no idioma com criatividade, inovação e inspiração.

É sempre bom se atualizar sobre as novidades da educação, concorda? Então, saiba o que são os níveis de fluência em inglês e entenda como está seu domínio no idioma!