Notícias mai 19, 2023

Importância da arte na escola: confira estas 5 vantagens

Atividade oferecida aos alunos desenvolve habilidades como criatividade e sendo crítico.

Música, teatro, escultura, dança, poesia, pintura e outras expressões artísticas ajudam os jovens a lidar com as próprias emoções e ampliam o conhecimento sobre as diferentes práticas culturais no mundo. Dessa forma, a importância da arte na escola extrapola a matriz curricular e se conecta à formação plena de crianças e adolescentes.

Para introduzir o assunto, este texto explica qual é o papel da arte na educação dos alunos, quando essa disciplina surgiu nas escolas brasileiras, o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê sobre o tema e por que desenvolver a competência artística dos jovens.

Quando surgiram as atividades artísticas na escola?

Antes de tudo, é interessante entender a linha do tempo sobre a educação artística no Brasil. A arte surge como uma disciplina escolar oferecida de forma regular aos alunos a partir dos anos 1970, focada, principalmente, em exercícios de reprodução das obras. Mas algumas instituições do país já disponibilizavam o componente desde o século 19.

Qual é o objetivo da arte na escola?

A arte na escola, assim como outras disciplinas, desenvolve habilidades como o foco, a concentração, a imaginação e o pensamento crítico. A competência também expande o repertório cultural dos estudantes, incentivando-os a dominar várias linguagens — literatura, pintura, fotografia, teatro, entre outras — e a se expressar bem.

O que a BNCC determina sobre a arte na escola?

Documento obrigatório para a elaboração do currículo escolar no Brasil, a BNCC ressalta a importância da arte na escola.

A BNCC entende que essa área do conhecimento colabora com a autonomia criativa e contribui para uma relação saudável entre alunos e professores à medida que aprofunda a sensibilidade e a intuição das pessoas com atividades curriculares e extracurriculares (After School).

Qual é a importância da arte na escola?

Até aqui, você sabe quando a arte passou a ser um componente da matriz escolar e o que a BNCC determina sobre o estudo artístico hoje. Mas por que é importante oferecer essa disciplina na escola, desde o Ensino Infantil até o High School? Confira!

1. Estímulo à criatividade

O ser humano precisa estimular a criatividade para conseguir atravessar os inúmeros desafios ao longo da vida. Nesse sentido, o ensino de arte na escola contribui, com atividades, exercícios e oficinas, para “pensar fora da caixa”, incentivando os alunos a propor respostas inusitadas às questões da sociedade.

2. Comunicação e expressão

A arte na escola também amplia a percepção sobre si mesmo e sobre o “outro”. A disciplina se volta para a subjetividade enquanto envolve a interdisciplinaridade, com conhecimentos da ciência, da história e da geometria.

Quando os alunos elaboram uma escultura ou preparam uma peça de teatro, por exemplo, eles têm de usar técnicas diferentes para alcançar o objetivo da tarefa, aguçando as habilidades de comunicação e expressão.

3. Aprendizado na prática

As pessoas aprendem, de maneira geral, ao associar temas e acontecimentos na prática, motivo pelo qual a arte tem um papel central no processo de ensino, auxiliando crianças e adolescentes a estabelecer conexões entre os conceitos e a expandir o conhecimento com atividades “mão na massa”.

4. Senso crítico

Atividades “mão na massa”, como desenhar, montar quebra-cabeças e moldar esculturas, têm uma função lúdica na escola. Mas essas práticas de cultura também aguçam o senso crítico dos alunos, que, ao final dos exercícios, conseguem observar os fenômenos com um olhar cuidadoso, perspicaz e diferenciado.

5. Habilidade socioemocional

Desenvolver as habilidades socioemocionais são um dos grandes desafios da escola hoje e, para atingir esse compromisso, as instituições precisam oferecer componentes artísticos na matriz escolar. Sendo assim, os jovens experimentam as emoções humanas e encontram mecanismos para expressar os sentimentos por meio das diversas manifestações de arte.

Neste artigo, você entendeu qual é a importância da arte na escola, um componente que vem sendo oferecido aos alunos há algumas décadas e que, atualmente, contribui para fortalecer habilidades socioemocionais com senso crítico e autonomia na realização de atividades práticas.

O texto foi realmente útil para você? Se sim, continue descobrindo as novidades da educação. Agora, entenda quais são as vantagens da aprendizagem maker na escola!